Saúde: a importância dos exercícios físicos

Essa categoria andava meio parada, então resolvi falar de um assunto que muitos jovens sofrem: o sedentarismo. A falta de exercícios físicos na adolescência pode ocasionar sérios problemas futuramente. Eu entendo muito bem que dá aquela horrível preguiça, mas é preciso que a gente se exercite da melhor maneira possível! 
Aqui vai uma explicação melhor a respeito do assunto. Espero que ajude.
Sabe-se que adolescentes fisicamente ativos e em boa forma física possuem benefícios
quanto à eficiência e quanto à qualidade do sono, enquanto adolescentes inativos queixam-se de sono ruim, de baixa eficiência e consequentemente sentem-se mais estressados. O exercício físico provoca o aquecimento corporal, diminui a latência do sono, ou seja, facilita o início do sono. Em indivíduos sedentários a prática de exercícios físicos no início da noite pode
acarretar insônia, o que não acontece com indivíduos treinados. 

O exercício aumenta a auto-estima, ajuda no autoconhecimento corporal e no cuidado com a aparência física, melhora a capacidade funcional, reduz a obesidade e melhora a qualidade de vida dos adolescentes. Sendo assim, a maioria dos jovens que tem uma vida ativa, presentam menos problemas com humor e depressão.

As alterações positivas da imagem corporal, provocadas pela realização do exercício físico, independente do peso indicado na balança, podem auxiliar a prevenir o desânimo e a resignação, características potenciais de indivíduos com imagem corporal negativa. Neste sentido, adolescentes com auto-estima e auto senso de eficiência, conseguem visualizar mais facilmente o sucesso, enquanto aquelas que duvidam das suas realizações, da sua própria eficiência podem mentalizar e até antecipar um possível fracasso.

Atividades físicas regulares favorecem também a longevidade. Atividade física aeróbia, vem sendo muito citada no tratamento de doenças psico-depressivas, como também no tratamento da obesidade. Isso é muito bom no auxílio da cura dessas doenças.


3 coisas que a falta de exercícios físicos pode ocasionar: 
Não se exercitar também causa problemas psicológicos;
Problemas graves de coluna;
Problemas de coração.


E bem mais problemas. É bom entendermos que uma hora de atividade física por dia, só irá nos ajudar. Eu quando acordo tarde e não me exercito, passo o dia inteiro com uma preguiça enorme em cima de mim. Quando pratico, fico ainda mais elétrica e hiperativa do que já sou, rs. Faz uma diferença e tanto!
E aí, quem pratica atividade física, como se sente? O que vocês fazem? E quem não faz, já pensou nos malefícios que isso pode causar? Comentem!
Beijinhos, 
Virna Í.







8 comentários:

Carina Joana

Eu bem que preciso de fazer -.-'

Corina

Adorei o post!! É um tema muito importante!! Eu pratico Yôga e adoro!! bjoss
http://corinamvieira.blogspot.com/

Rita Serra

Óptimo post!

Feminina e Vaidosa

ótimo post,super completo!
Mas aimmm vou confessar, sou mega sedentária.
Preciso mudar meus hábitos, eu sei, mas a preguiça me pega!!
beijosss

Rute Luz

é bom saber que não sou a única :p

Thaisa Santos

Eu adorava ter tempo pra isso, mas correr atrás dos transportes e carregar a minha mochila o dia inteiro, subir e descer escadas já me cansa o suficiente hehehe

Beijinho e boa semana.
http://thakitty.blogspot.com

Fran Souza

Essa semana fiquei doente e não me exercitei, foi péssimo, quando me exercito sinto mais energia, é muito bom, mas hoje em dia realmente os adolescentes não querem saber de exercícios, só querem ficar no computador. Ótimo texto, já me animei pra retornar a treinar amanhã.
Beijinhos!! Fique com Deus!!!
http://naosecompara.blogspot.com/

Kasia

what a cute blog! it's always good to excersise :)
XOXO Kasia
http://misskasia.blogspot.com