Gabrielle Chanel era filha de pai feirante e mãe doméstica e tinha mais quatro irmãos. Devido à morte precoce da mãe, viveu num internato, de onde fugiu aos 20 anos. Após sair do internato, trabalhou numa loja de enxovais. Coco se pôs a cantar (devido a isso ganhou o nome Coco, por ter cantado a música "Quem viu Coco no Trocadero?" ("Qui qu'a vu Coco dans l'Trocadéro?"). Fez tentativas na área do comércio e da dança, como bailarina e logo após, o teatro, onde não conseguiu muitos papéis devido à sua estatura.
Com a ajuda de -dizem ter sido o grande amor de sua vida- Arthur Capel, ela abriu sua primeira loja: chapéis. A loja Chanel iria obter êxito e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris.
Após a morte de Arthur, Chanel abriu sua primeira loja de costura, mas continuava a comercializar chapéus. Inventou as primeiras calças femininas, revolucionando pra semore a moda feminina. Suas roupas ditaram moda em todo o mundo e vestiram as mais renomadas atrizes de Hollywood.
Em 1921, criou o perfume que a transformaria numa celebridade mundial: o Chanel n°5 -considerado seu algarismo da sorte-. Logo depois, lançou o n°17, mas não obteve o mesmo sucesso que o outro.
Devido ao seu envolvimento com um alemão durante a Segunda Guerra Mundial, teve de fechar a casa e voltou a reabri-la em 1954. Após a guerra, os franceses continuaram conceituando mal o relacionamento. Chanel, então, teve dificuldades financeiras e mudou-se para a Suíça, iniciando suas vendas do outro lado Atlântico.
Com a morte de Jhon Kennedy e a admiração da ex primeira dama Jackie Kennedy por Coco, ela começou a aparecer em revistas de moda com a criação de seus casacos e sapatos. Logo após, voltou a morar na França.
Chanel libertou as mulheres de trajes rígidos e desconfortáveis e com certeza revolucionou o século com sua imagem de 'mulher do século 20': com personalidade, independência e principalmente: estilo!
A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. A estilista trouxe as cores básicas, libertou as mulheres do espartilho e seu conceito de elegância foi baseado na simplicidade, onde todos poderiam adotá-lo. Suas coleções eram todas copiadas. Coco foi tudo num mundo onde a moda a moda era acessível somente aos mais ricos. Trouxe os tecidos confortáveis e peças usadas até hoje, como calças e jaquetas! Os sapatos de bico arredondado e salto baixo foram mais uma de suas invenções inspiradas nas roupas masculinas e baseadas na praticidade, simplicidade e conforto.
Após seu cabelo acidentalmente chamuscar, Chanel o cortou na altura da nuca, de onde nasceu o corte que leva seu nome, usado até os dias de hoje. O primeiro “pretinho básico” nasce em 1926, num de seus desenhos. Na década de 40, inventa o look com jóias de fantasia, os colares de pérolas com várias voltas no pescoço, suas camélias.
Meninas, a mulher fez quase tudo o que usamos no guarda-roupa feminino até hoje!! Suas roupas refletiam a nova imagem de uma mulher: conquistavam a rua, tinham direito ao voto e a luta determinante pela igualdade entre homens e mulheres. Ela revolucionou e sinceramente, é admirada por todos, inclusive por mim!Sua história é um exemplo para qualquer mulher.
Obrigada, Chanel.
"Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda." |
Coco Chanel
|
Muito amor e admiração à ela, que foi uma das grandes mulheres do mundo da Moda e até hoje ainda influencia milhares de grifes e, principalmente, as mulheres!
''Para ser insubstituível, deve-se sempre ser diferente"
1 comentários:
you have great collections here.
thanks for commenting on my blog.following you now.please follow back if you like my beauty and fashion blog. :)
Postar um comentário