Coco Chanel, um exemplo..

Esse final de semana foi marcado pelos dias de pessoas importantes como Coco Chanel e Demi Lovato. Gerações bem diferentes, mas me sinto fascinada pelas duas. Porém, resolvi falar um pouco de Gabriele Bonheur Chanel. Para quem não sabe, Coco Chanel foi uma importante  estilista francesa, nascida em 19 de agosto e 1883. 128 anos depois, Coco ainda é uma referência de moda em todo o mundo. 


Gabrielle Chanel era filha de pai feirante e mãe doméstica e tinha mais quatro irmãos. Devido à morte precoce da mãe, viveu num internato, de onde fugiu aos 20 anos. Após sair do internato, trabalhou numa loja de enxovais. Coco se pôs a cantar (devido a isso ganhou o nome Coco, por ter cantado a música  "Quem viu Coco no Trocadero?" ("Qui qu'a vu Coco dans l'Trocadéro?"). Fez tentativas na área do comércio e da dança, como bailarina e logo após, o teatro, onde não conseguiu muitos papéis devido à sua estatura. 
Com a ajuda de -dizem ter sido o grande amor de sua vida- Arthur Capel, ela abriu sua primeira loja: chapéis. A loja Chanel  iria obter êxito e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. 


Após a morte de Arthur, Chanel abriu sua primeira loja de costura, mas continuava a comercializar chapéus. Inventou as primeiras calças femininas, revolucionando pra semore a moda feminina. Suas roupas ditaram moda em todo o mundo e vestiram as mais renomadas atrizes de Hollywood
Em 1921, criou o perfume que a transformaria numa celebridade mundial: o Chanel n°5 -considerado seu algarismo da sorte-. Logo depois, lançou o n°17, mas não obteve o mesmo sucesso que o outro. 
Devido ao seu envolvimento com um alemão durante a Segunda Guerra Mundial, teve de fechar a casa e voltou a reabri-la em 1954. Após a guerra, os franceses continuaram conceituando mal o relacionamento. Chanel, então, teve dificuldades financeiras e mudou-se para a Suíça, iniciando suas vendas do outro lado Atlântico.
Com a morte de Jhon Kennedy e a admiração da ex primeira dama Jackie Kennedy por Coco, ela começou a aparecer em revistas de moda com a criação de seus casacos e sapatos. Logo após, voltou a morar na França. 

Chanel libertou as mulheres de trajes rígidos e desconfortáveis e com certeza revolucionou o século com sua imagem de 'mulher do século 20': com personalidade, independência e principalmente: estilo! 
A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. A estilista trouxe as cores básicas, libertou as mulheres do espartilho e seu conceito de elegância foi baseado na simplicidade, onde todos poderiam adotá-lo. Suas coleções eram todas copiadas. Coco foi tudo num mundo onde a moda a moda era acessível somente aos mais ricos. Trouxe os tecidos confortáveis e peças usadas até hoje, como calças e jaquetas! Os sapatos de bico arredondado e salto baixo foram mais uma de suas invenções inspiradas nas roupas masculinas e baseadas na praticidade, simplicidade e conforto. 


Após seu cabelo acidentalmente chamuscar, Chanel o cortou na altura da nuca, de onde nasceu o corte que leva seu nome, usado até os dias de hoje. O primeiro “pretinho básico” nasce em 1926, num de seus desenhos. Na década de 40, inventa o look com jóias de fantasia, os colares de pérolas com várias voltas no pescoço, suas camélias. 

Meninas, a mulher fez quase tudo o que usamos no guarda-roupa feminino até hoje!! Suas roupas refletiam a nova imagem de uma mulher: conquistavam a rua, tinham direito ao voto e a luta determinante pela igualdade entre homens e mulheres. Ela revolucionou e sinceramente, é admirada por todos, inclusive por mim!Sua história é um exemplo para qualquer mulher.
Obrigada, Chanel.

"Eu criei um estilo para um mundo inteiro.
Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."
Coco Chanel

Muito amor e admiração à ela, que foi uma das grandes mulheres do mundo da Moda e até hoje ainda influencia milhares de grifes e, principalmente, as mulheres! 
 ''Para ser insubstituível, deve-se sempre ser diferente"

1 comentários:

kukiskuku

you have great collections here.
thanks for commenting on my blog.following you now.please follow back if you like my beauty and fashion blog. :)